brasileirinhos

O projeto “Brasileirinhos” é produto do trabalho integrado entre as disciplinas língua portuguesa, música, educação física, história e geografia do Brasil. Trata-se de um projeto interdisciplinar que teve como principal objetivo fomentar a pesquisa sobre os biomas brasileiros, conscientizar sobre a necessidade da preservação e despertar a curiosidade/capacidade de observação das características físicas e comportamentais dos animais pertencentes a esses biomas.

A educação física é a disciplina/ciência que estuda o corpo, suas funções e possibilidades de ação, assim como sua multiplicidade de códigos, seja no esporte, nas artes e no cotidiano. É a disciplina da linguagem corporal – o corpo que fala, linguagem que compõe o vasto universo das múltiplas linguagens da criança, preconizado por Loris Malaguzzi.

Nas aulas de educação física, trabalhamos com a “ginástica natural”, modalidade desenvolvida nos anos 90 pelo professor Álvaro Romano. Álvaro criou a “ginástica natural” a partir da observação de como os animais interagem com o ambiente ao seu redor. Foi exatamente o que fizemos para o desenvolvimento deste projeto que chamamos de “Brasileirinhos”. A partir da observação dos animais dos biomas estudados, procuramos representar seus movimentos e suas características físicas e gestuais.

Enfim o resultado desse trabalho é fruto de coletividade: do empenho dos alunos, da parceria dos pais, da dedicação dos demais dos professores e do apoio da coordenação e direção.